Dra. Joseana R. Matos

12 de ago de 20221 min

Não sei se meu imóvel está regularizado, o que fazer?

Atualizado: 31 de ago de 2022

Não sei se meu imóvel está regularizado, o que eu faço?

Se você se sente inseguro com o imóvel que comprou ou ainda quer comprar, saiba que existe uma forma de acabar com essa insegurança.

Para verificar a segurança e regularidade do seu imóvel você pode fazer uma Due Diligence ou “diligência prévia”, você sabe o que é?

De forma simples, é a análise dos riscos jurídicos existentes e futuros relacionados a aquisição, posse ou propriedade de um imóvel como se fosse uma “auditoria no imóvel” que é feita por um advogado que seja especialista na área de direito imobiliário.

Quais são os riscos?

  • Verificar se o imóvel realmente pertence a pessoa que quer te vender, ceder ou doar um imóvel, assim como todo o histórico de proprietários.

  • Se o que está no seu contrato é o que está na matrícula atualizada do imóvel.

  • Analisar se existe algum risco de perder esse imóvel em razão de um processo, irregularidade ou descumprimento da lei dentre outras situações.

Em qual momento realizar?

A qualquer momento, seja no imóvel que você possui ou quer adquirir.

Qual a vantagem?

Além da segurança de saber que é seu ou será seu o imóvel em sua posse ou comprado, uma vez feita a Due Diligence Imobiliária e corrigida as irregularidades encontradas, e ainda aumenta o valor de mercado do seu imóvel.

Para mais sobre o Direito Imobiliário, me siga nas redes sociais ou entre em contato na aba de contatos ou no botão ao lado para falar comigo.

    73
    3